Os professores de Pré Escola I e II e professores de Alfabetização do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I da rede pública de ensino encerraram na noite da última segunda-feira (18/12) a etapa do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC 2017.

A capacitação iniciou no dia, 12 de setembro e se findou no dia 18 de dezembro, com encontros semanais com duração de quatro horas. De acordo com o secretário da Educação, Lindekson Resin, os professores continuarão participando de tal programa no próximo ano que iniciará no mês de março e será duas vezes por semana.

O mesmo explica ainda que, a formação conta com quatro formadores locais e com um coordenador que mensalmente participavam dos encontros no Polo de Laguna - SC para trazer as informações aos professores da rede municipal de ensino de Orleans.

Os temas abordados foram: Alfabetização e letramento com ludicidade e enfase na Matemática, priorizando a idade certa da criança em cada fase de ensino.
"Para nós formadores foi gratificante a participação de mais de 50 professores da rede. Nosso objetivo para o próximo ano é que todos os professores participem, pois a qualidade do Ensino depende da contribuição de todos", destacou a formadora, Josiane da Silva Celso.

Na oportunidade os professores juntamente com a equipe da coordenação realizaram uma avaliação dos encontros e definiram algumas estratégias para o ano que vem. Além disso o grupo participou de uma dinâmica com o objetivo de reproduzir os conhecimentos adquiridos ao longo da capacitação.

"Foi uma oportunidade rica de aprendizado e experiência participar do programa. Creio que o PNAIC veio para contribuir ainda mais para as páticas educacionais. Precisamos evoluir e proporcionar aos nossos alunos novos métodos de ensino", sinalizou a professora participante Claudia Eing Will.

Ressalta-se que o curso foi ministrado pelas formadoras do PNAIC, Sirleia Zanini, formadora da categoria pré-escola, Lisete Benedet, formadora da alfabetização que envolve os professores do 1º ao 3º ano do ensino fundamental I, Josiane da Silva Celso, reforço escolar e Maira Regina Luiz, coordenadora local.

Durante o encerramento os professores apresentaram cartazes, jogos e resultados dos trabalhos produzidos em sala de aula durante o curso.