O artista plástico e publicitário, Dirvaldo Matutino Rodrigues, mais conhecido como, Dudu Rodrigues esteve em Orleans na tarde desta quinta-feira (16/11) para realizar um bate-papo com os alunos da rede municipal de ensino.

A palestra conduzida por ele aconteceu no auditório do Centro Administrativo reunindo mais de 130 crianças.

Na ocasião, Dudu, apresentou algumas de suas obras e dialogou com os pequeninos sobre a importância da "Arte e Vida", tema do evento. De acordo com uma das professoras responsáveis pelo projeto, Zozima Machado Santos, o objetivo do encontro foi debater o tratamento de aceitação e a convivência com as diferenças reconhecendo que a arte é uma forma de expressão.

Além da palestra, Dudu Rodrigues, explicou o perfil de suas pinturas, uma vez que o mesmo utiliza a imagem de pessoas gordinhas para simbolizar o respeito e a beleza. "As imagens considerada pela sociedade fora do padrão é a minha fonte de estudo. É através delas que eu consigo desenvolver com os alunos a capacidade de articular as cores, os formatos, as paisagens para combater o preconceito", descreveu o artista.

As pinturas do artista apresenta como principal característica de suas artes, a busca pela expressão da emoção através da postura do corpo e não da face. É por isso que nos quadros do artista, é comum encontrar personagens que não contam com olhos e bocas delineados.

Ressalta-se que após a roda de conversa as crianças juntamente com os professores e o palestrante realizaram uma singela confraternização concebida pela Secretaria de Educação como gesto de agradecimento e para valorizar a presença dos participantes.

Sobre o palestrante
Dirvaldo Matutino Rodrigues mais conhecido como, Dudu Rodrigues, 65 anos, além de artista plástico é também publicitário. Natural de São Paulo ele reside há 10 anos em Criciúma - SC. Mais de 30 anos de carreira, Dudu, produziu dezenas de obras baseando-se em pessoas obesas as quais expôs em congressos de arte na Europa e nos Estados Unidos.

Sobre o palestrante