O município de Orleans estava no roteiro da primeira reunião itinerante do Conselho Estadual de Turismo,

que aconteceu neste final de semana e também passou por cidades como Imbituba, Garopaba, Criciúma, Urussanga e Gravatal. Os membros da entidade foram recepcionados com um almoço típico italiano e visitaram o Paredão das Esculturas do artista “Zé Diabo” e o Museu ao Ar Livre. O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Beto Martins, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli, e diversas lideranças participaram do encontro.

O prefeito de Orleans, Marco Antonio Bertoncini Cascaes, ressaltou a sua imensa satisfação em poder mostrar um pouco da história de Orleans. “Temos um rico patrimônio histórico-cultural e belezas naturais. Neste ano, ainda temos a imensa alegria de comemorarmos o centenário de emancipação político-administrativa. Preparamos uma grande festa para esta data, que será apenas o inicio de um novo tempo para Orleans. A gestão Marco e Lussa tem a proposta de incorporar eventos de destaque ao calendário da cidade, potencializando o turismo e a área cultural, movimentando o nosso município durante todo o ano”, declarou o gestor público, que convidou todos os presentes para prestigiarem a Festa do Centenário, que acontece de 24 de agosto a 01 de setembro.

“Quando você realmente conhece as cidades, tem a oportunidade de avaliar as necessidades mais facilmente. Essa iniciativa itinerante é inovadora e trará resultados muito positivos. Queremos destacar o que temos de melhor em todas as regiões turística do Estado. Por isso, Orleans tem e sempre terá nosso apoio”, garantiu Beto Martins, que recebeu das mãos do prefeito Dr. Marco uma cesta repleta produtos do município.

Presidente do Conselho Estadual de Turismo, Ivan Antonio Bertoncini Cascaes, solicitou que a atual gestão invista forte no turismo. “Temos um grande potencial em Orleans e isso precisa ser explorado. Projetos turísticos e culturais precisam ser elaborados e executados. Nosso conselho está à disposição para auxiliar no que for preciso”, afirmou Cascaes. Já o presidente da Assembleia Legislativa enfatizou que é preciso união para fortalecer o Sul do Estado em todas as áreas.

Durante a visita, as lideranças receberam informações sobre o Paredão das Esculturas do próprio artista “Zé Diabo” e sobre o Museu Ao Ar Livre, único a céu aberto da América Latina.