A manhã deste sábado foi especial para Orleans ao ser oficialmente aberta as comemorações do centenário de emancipação político-administrativa. Além disso, foi assinado o contrato de um financiamento no valor de R$ 2,5 milhões pelo programa Badesc Cidades Juro Zero, montante que será investido na infraestrutura do município com a pavimentação de vias públicas.

A solenidade aconteceu na Arena do Centenário e, apesar da chuva, contou com a presença de diversas autoridades e lideranças.

Bastante emocionado, o prefeito de Orleans, Marco Antonio Bertoncini Cascaes, ressaltou que este é um grande momento para a cidade e para todos os orleanense. “É impossível não comemorar e se emocionar em uma data como essa. Tenho orgulho de dizer que sou orleanense. E que venha os próximos 50, 100 anos. Se durante esses próximos anos Orleans continuar sendo o melhor lugar para se viver é porque nós trabalhamos para isso, assim como nossos antepassados, que muito lutaram para nos deixar esta bela cidade. O meu desejo, é que Orleans seja cada vez melhor para se viver e que no futuro esta cidade seja a melhor do mundo para se viver”, declarou o gestor público.

Em seu pronunciamento, o governador do Estado de Santa Catarina, João Raimundo Colombo, destacou as características do município, que conta com pelas paisagens e um rico patrimônio histórico-cultural. “Vir à Orleans, posso dizer, que é o mesmo que conhecer um pedacinho do Céu. Terra maravilhosa, de belezas naturais únicas, e de um povo hospitaleiro. É uma cidade exemplo para todo nosso Estado. Quem reside aqui, deve ter orgulho de fazer parte deste município, que completa 100 anos. O sucesso de uma cidade não se vê pela quantidade de edifícios, mas sim por sua história e cultura, quesitos que Orleans tem de sobra e por isso tem todos os motivos para festejar esta data tão importante”, pontuou Colombo.

Lideranças do município, o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Joares Ponticelli, o deputado estadual, José Nei Ascari, o deputado federal, Edinho Bez, prefeitos e lideranças de toda a região também prestigiaram o evento. Após os atos oficiais, todos visitaram o Parque de Exposições e toda a estrutura da Arena do Centenário, que conta com três mil metros de extensão.

À noite, entre diversas atrações, o destaque foi o show da dupla Teodoro e Sampaio, que atraiu um grande número de pessoas. Já na manhã deste domingo, foi realizada, na Igreja Matriz Santa Otília, uma missa com a presença do Bispo Dom João Francisco. A programação continuou com a apresentação de bandas locais e o show de Gera Fornasa e Banda Alheia fechou o segundo dia de comemorações. Devido às fortes chuvas, a Etapa Catarinense de Motocross  foi transferida para o próximo final de semana.

A programação da Festa do Centenário de Orleans ainda conta show gospel, apresentação de bandas locais e regionais, apresentação de grupos de dança, corais, Orquestra Sinfônica de Santa Catarina, Final do Festival da Canção da Rádio 106 FM, lançamento do Hino do Centenário, atividades infantis, parque de diversões, entre outros. Os detalhes da programação podem ser conferidos no folder oficial da festa ou no site da Prefeitura ( www.orleans.sc.gov.br ). Os shows da dupla João Neto e Frederico e da banda gaúcha Nenhum de Nós são atrações pagas. Os ingressos podem ser adquiridos no site www.minhaentrada.net .