Convidamos professores e profissionais que atuam na educação na rede de ensino de Orleans/SC para participarem da Mostra de Práticas Docentes da Educação Básica, que terá como tema “Experiências de ensino, profissão docente e aprendizagem dos estudantes” e acontecerá em 22 de março de 2021 de forma on-line no site do evento.

Esta mostra tem o objetivo de colocar em evidências diferentes experiências docentes vivenciadas no Município sobre todos os componentes curriculares e em todos os níveis de ensino. Para tal, convidamos os interessados a apresentarem trabalhos para compartilharem as suas experiências.

Link para assistir as mostras de Práticas Docentes no período da MANHÃ:  https://www.youtube.com/watch?v=MI4G73SJPPQ
Link para assistir as mostras de Práticas Docentes no período da TARDE:   https://www.youtube.com/watch?v=4yGU_OH0vno

INFORMAÇÕES GERAIS:

Programação - Dia 22/03/2021

Abertura do Evento
Maira Regina Luiz - Secretária Municipal de Educação
Mário Coan - Vice-prefeito
Jorge Luiz Koch - Prefeito de Orleans

8h30
A valorização do interculturalismo no processo de ensino e aprendizagem na educação básica de Orleans (SC): a memória identitária local como proposta pedagógica
Andréa Andrade Alves Debiasi

8h50
Prática pedagógica - Gênero textual Conto
Waldemar Ugero Luciano

9h10
Sequência didática: Jogo Boliche
Fernanda Ricardo Heindrickson Crocetta

9h30
Educação Física e o Corpo de Bombeiro
Letícia Tezza Debiasi

9h50
Trabalhos através de Projetos Interdisciplinares
Alessandra Vieira Rabelo

10h10
A participação da família na avaliação da criança em tempos de Pandemia
Juliana Canever

Texto instrucional - Regras do jogo Dominó
Fernanda Ricardo Heindrickson Crocetta

14h15
Valorização do desenvolvimento do aluno por meio de Simulados
Iria de Freitas

16h15
Educação e Avaliação - Dra. Ana Maria Hoepers Preve

17h15
Práticas e experiências docentes como formação profissional - Dra. Luciane Mulazani dos Santos

O evento será gratuito. Não haverá cobrança de taxas de inscrição.
Os participantes devem se inscrever pelo site do evento e podem escolher sua forma de participação:
  Inscrição com submissão de relato de experiência para apresentar;
  Inscrição sem submissão de relato de experiência para somente assistir à programação;

Haverá entrega de certificados a todos os participantes.

Apresentação de trabalhos
Os interessados em apresentar trabalhos devem enviar um relato da experiência que pretendem apresentar, relacionada a um dos seguintes eixos temáticos:

• Relatos de Práticas de Ensino para Educação Básica;
  • Relatos de Práticas de Ensino para Educação Básica em tempos de pandemia Covid-19;
  • Relatos da profissionalidade docente (formação, capacitação, condições de trabalho, pesquisa científica etc.)

O relato de experiência docente deverá ser preenchido no formulário de inscrição.

Cada trabalho pode ter no máximo três autores. Todos devem estar inscritos no evento para recebimento dos certificados de apresentação.

Os trabalhos serão apresentados a distância, on-line, no site do evento, no formato de slides em pdf e serão comentados pelos participantes. A apresentação dos trabalhos será feita no formato de comunicação oral, gravação de vídeo de aproximadamente 15 minutos em agenda que será programada a partir da organização dos relato de experiência docentes inscritos.

Serão emitidos certificados pela apresentação de trabalhos.

Datas importantes
14/03/21 Data limite para submissão dos relato de experiência docentes
17/03/21 Data limite para divulgação dos relato de experiência docentes inscritos
21/03/21 Data limite para inscrição - Modalidade Ouvinte (para assistir o evento).
22/03/21 Realização da "Mostra de Práticas Docentes da Educação Básica".

Organização:
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)
Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologia Educacional (NEPESTEEM)
Comitê organizador Coordenação: Edivaldo Lubavem Pereira (UDESC/FAED)
Profa. Dra. Luciane Mulazani dos Santos (UDESC/FAED)
Ana Paula Souza (PPGE)
Maura Pauletto Taschetto (PPGE)
Secretaria Municipal de Educação de Orleans (SC)

Diretrizes para apresentação de trabalho
Os autor(es) que submeterem o relato de experiência docente deverão apresentar o trabalho. Este deverá realizar sua inscrição ou da equipe (até 3 membros) no evento e, após a divulgação da aprovação do relato da experiência, o autor apresentador deverá encaminhar para comissão organizadora o vídeo de apresentação.

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Para escrita do relato de experiência, o(s) autor(es) devem utilizar o formulário para apresentação de trabalho. Deverá conter:
▪ Título;
▪ Identificação do participante: nome, e-mail, formação, função e local de atuação;
▪ Eixo temático;
▪ Disciplina a qual se relaciona a prática;
▪ Etapa escolar a qual se relaciona a prática;
▪ Prática relatada;
▪ Síntese sobre a prática.

VÍDEO DE APRESENTAÇÃO

O vídeo de apresentação deve ter o tempo de até 15 minutos de duração;
Depois de pronto, o vídeo deverá ser publicado no YouTube no modo “Não listado” e esse link deverá ser enviado à organização (edivaldolubavem@hotmail.com) em até 10 dias antes do evento.

Para a gravação do vídeo, sugerimos:
  • Utilize slides, imagens ou outro recurso que considerar necessários para a apresentação;
  • Faça o seu vídeo de forma simples, apenas reproduzindo os slides ou outro recurso de apresentação do seu trabalho;
  • Apresente-se no primeiro slide, para que as pessoas saibam quem é o autor;
  • Antes de gravar o vídeo, escreva um roteiro de suas falas, para melhor aproveitamento do tempo.

No Evento – Mostra de Práticas Docentes da Educação Básica
a) As apresentações dos trabalhos serão transmitidas em ordem de apresentação a ser divulgada neste site;
b) No dia do evento, é obrigatória a presença de, pelo menos, um dos autores.