Comitê Municipal de Prevenção: (48) 98815-5099

img boletim 030420

Altera o disposto no Decreto Municipal n°4.757. de 24 de março de 2020; ratifica os decretos e normativos estaduais vigentes, prorroga o prazo das medidas de enfrentamento à situação de emergência em saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus e dá outras providências.

img boletim300320 17h

Atualizado em 30/03/20 às 14h

O que pode funcionar:

Agropecuárias – ABERTAS, como extensão de atividades industriais diversas, o ramo de insumo e tratamento de animais deve permanecer aberto com número reduzido de funcionários, somente em áreas de contaminação comunitária, como subsídio para manutenção para produção de bens de consumo essenciais para a população.

Bancos e Lotéricas - AUTORIZADOS PARCIALMENTE - Agências bancárias, correspondentes bancários, lotéricas e cooperativas de crédito poderão abrir ( por prazo indeterminado e só em caso de necessidade presencial).

Bloqueio de ruas e rodovias – PROIBIDO. O tráfego de pessoas e veículos não poderão ser objeto de restrições (em especial os de atividades essenciais: transporte de agua; gêneros alimentícios; e de pacientes etc.).

Call Center - ABERTOS. Está permitida a manutenção da atividade. Manutenção de equipe mínima.

Clínica de Fisioterapia – FECHADAS.

Clínicas Médicas – ABERTAS, serviço essencial.

Clínicas Odontológicas – FECHADAS, exceto para urgências.

Construção Civil – FECHADAS todas as obras.

Conveniência em Posto de Combustível – ABERTAS para consumo fora do estabelecimento.

Correios – ABERTOS. Cuidar para evitar aglomeração.

Delivery (todas as áreas) – ABERTOS.

Eventos e reuniões - PROIBIDO. Eventos e as reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado.

Feiras Livres – ABERTAS. A venda de alimentos é atividade essencial. Cuidar para evitar aglomeração.

Hotéis - Proibido a entrada de novos hóspedes.

Igrejas – ABERTAS, mas não podem realizar culto ou reunião de pessoas.

Indústrias – ABERTAS. As atividades industriais do Estado não devem ser paralisadas. As indústrias podem manter a operação desde que reduzam ao menos 50% do número de trabalhadores por turno de trabalho. As exceções são agroindústrias, indústrias de alimentos e indústrias de insumos de saúde, que não precisarão ter redução do número de trabalhadores. (Portaria GAB/SES nº 189 de 22/03/2020).

Laboratórios - ABERTOS, por necessidade do sistema de saúde.

Lojas Comerciais – FECHADAS.

Oficinas Mecânicas – FECHADAS, exceto as que prestam serviço para órgãos essenciais ou que se localizem às margens de rodovias estaduais e federais, cabendo aos estabelecimentos adotar medidas para impedir a aglomeração de pessoas.

Táxis e motoristas de aplicativos – ABERTOS.

Seguimos em um período crítico e toda ação para conter o avanço do Coronavírus é essencial para o fim da pandemia.
Estamos fazendo a nossa parte, continue fazendo a sua também.

Atualizado 30 de março de 2020, às 11:00h

img boletim 290320

» Prefeito Jorge Koch comenta sobre o COVID-19 em Orleans e novo Decreto.

» Decreto 4.757 de 24 de março de 2020

Altera o Decreto nº 4.755, de 18 de março de 2020, ratifica os decretos estaduais vigentes, prorroga o prazo das medidas de enfrentamento à situação de emergência em saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus (COVID-19) e dá outras providências.

Corona VacinaGripe2

» Secretário da Saúde de Orleans, Fernando de Faveri, avalia o boletim da saúde, dessa segunda-feira (23/03/20).

» Desinfecção sendo realizada no Hospital Santa Otília e Unidades de Saúde.

img corona atualizacao2

Comunicado

Diante da situação atual e em continuidade as ações de prevenção ao COVID 19 (Corona Vírus), informamos que a Secretaria de Assistência Social e Habitação, está em constante alinhamento técnico com a Fecam, Coegemas, Secretaria Estadual de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde e Educação, para a execução de planos de urgência e emergência aos nossos usuários.

Somos sabemos que nesse momento crítico, a população que mais sofre, são as famílias em situação de vulnerabilidade social, que necessitam de alimentação, visto que o sistema educacional e o trabalho informal parou.

A proteção social que a Política de Assistência Social, exerce por intermédio de seus serviços, programas e projetos, passam pelo respeito a vida e, portanto qualquer ato que coloque em risco a vida dos seus usuários e de seus trabalhadores contrária veementemente os princípios dessa Política Pública.

Em breve a Secretaria, disponibilizara telefone móvel, para que um profissional, atenta o usuário.

Secretaria de Assistência Social e Habitação

» Secretário da Saúde comenta sobre o primeiro caso suspeito de coronavírus em Orleans

» Decreto 4.756
Decreta o regime de plantão domiciliar dos servidores que especifica e dá outras providências.

» Decreto 4.755

Decreta Estado de Emergência em Saúde Pública no município de Orleans, adotando medidas para o enfrentamento do Coronavírus, regulamenta no âmbito local a dispensa de licitação para aquisição de bens serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento do coronavírus e suprime artigos do decreto nº 4.754 de 17 de março de 2020.

Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus (COVID-19) no Município de Orleans, e dá outras providências.