ban or ban sc ban br

O CREAS é vinculado a Secretária de Assistência Social e Habitação, destinado a prestação de serviços a indivíduos e famílias que se encontram em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos. Após o recebimento de denúncia a coordenação, junto com a assistente social, realiza uma visita in loco para averiguação.

As principais ações são ofertar e referenciar serviços especializados de caráter continuado para famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social por violação de direitos; exemplificando, acolhida e escuta individual voltada para identificação de necessidades de indivíduos e famílias.

A população pode procurar o CREAS espontaneamente ou por meio de denúncias pelo telefone 3886-0139 ou pelo e-mail creas.social-orleans@hotmail.com. As denúncias nem sempre são anônimas, podem também serem encaminhadas pelo Ministério Público ou por outros órgãos competentes como o CRAS ou Conselho Tutelar, por exemplo.

Existe uma relação de interdependência do CREAS com a rede socioassistencial das demais políticas públicas e órgãos de defesa de direitos. As parcerias estão diretamente relacionadas à articulação eficiente com a rede local ou até mesmo regional.

Podem ser parceiros:

  • CRAS;
  • Gestão dos Programas de Transferência de Renda e Benefícios;
  • Serviços de saúde em especial Saúde Mental;
  • Órgãos de Defesa de Direitos (Conselho Tutelar);
  • Rede de Educação;
  • Serviços de acolhimento.

O trabalho do CREAS não funciona sem o envolvimento efetivo da sociedade e de seus segmentos, pois ele necessita encaminhar seus usuários e familiares para os demais que ofertam serviços para haja uma intervenção efetiva. O CREAS precisa manter estreita relação com entidades de atendimento de âmbito governamental e não governamental e contar com a colaboração da população.

Os serviços ofertados pelo CREAS direcionam-se à famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos, tais como: violência física, psicológica e negligência; violência sexual; abuso e/ou exploração sexual; afastamento do convívio familiar devido á aplicação de medida de proteção; situação de rua; abandono; vivência de trabalho infantil; discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia, entre outros.

ENDEREÇO
Rua Professor Maia, 360
Lomba - Orleans - SC
CEP: 88870-000
Telefone: (48) 3886-0139
Responsável: Josiana Salvador Perin