ban or ban sc ban br

Assessoria de Comunicação

 
Na noite da última quarta-feira (16/03), aconteceu a aula inaugural do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Eletricista Instalador Predial de baixa tensão, fruto de uma parceria entre a prefeitura de Orleans e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Criciúma.
 
O curso com duração de 200 horas com direito a certificação, visa qualificar homens e mulheres a partir de 16 anos para o mercado de trabalho na referida área. O curso ocorrerá até o segundo semestre de 2022 com aulas teóricas e práticas ministradas pelo professor do IFSC André Possamai Rosso, mestre em Energia e Sustentabilidade e doutorando em Engenharia de Minas.
 
O prefeito de Orleans Jorge Koch, esteve presente e recepcionou os alunos do curso, em seu pronunciamento ele destacou a importância das pessoas buscarem capacitação e sobretudo, obter oportunidades de emprego. Segundo ele, a intenção da Administração Pública é continuar firmando parcerias com as instituições de ensino, oferecendo a população o acesso à Educação.
 
Também presente na aula inaugural o professor Niguelme Cardoso Arruda, representando a Direção do IFSC, expressou a satisfação de expandir cursos de formação para os municípios da Amrec. Em suas palavras, o professor assegurou que a finalidade do IFSC é justamente promover a inclusão por meio de projetos de extensão, ensino e pesquisa, bem como cursos de qualificação profissional.
 
Ressalta-se que este é segundo curso de qualificação profissional realizado em Orleans de forma gratuita a população. A turma do curso de Eletricista é composto por alunos oriundos dos municípios de Laguna, Lauro Müller e Orleans e está acontecendo nas dependências do Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE), nas quartas-feiras no período noturno.
 
De acordo com o membro do setor de Recursos Humanos da prefeitura de Orleans Edivaldo Lubavem, muitas pessoas estão interessadas de ingressar no curso, porém seguindo os critérios requeridos no edital, a turma comportará 20 alunos. Caso haja desistência os candidatos inscritos que estão na lista de espera, serão informados pelo setor administrativo do IFSC por meio do e-mail ou telefone do candidato e candidata.
 
A prefeitura de Orleans em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina – Ifsc, campus Criciúma, vai oferecer gratuitamente o curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão. O curso é destinado para pessoas de ambos os sexos, a partir de 16 anos que tenham concluído a 4ª série do ensino fundamental que desejam adquirir uma qualificação profissional.
 
O curso de Eletricista será realizado nas dependências do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave, nas quartas-feiras das 19h às 22h15 min. A carga horária será de 200 horas, distribuídos em duas etapas: teórica e prática em laboratório, com certificado emitido pelo Instituto Federal de Santa Catarina. O curso está previsto para iniciar no dia 16 de março de 2022.
 
Os interessados devem clicar neste link: https://limesurvey.ifsc.edu.br/index.php/489392?lang=pt-BR selecionar o curso que será ofertado em Orleans e realizar sua matrícula. Por esse link o candidato acessa o formulário por meio do qual já fará a matrícula. Destaca-se que são vagas remanescentes serão por ordem de "chegada".
 
Em caso de dúvida as pessoas podem entrar em contato com Edivaldo Lubavem, membro do Setor de Recursos Humanos da prefeitura de Orleans por meio do número (48) 3886-0129.
O Conselho Municipal de Política Cultural em conjunto com a Prefeitura de Orleans, ACIO e CDL promoveram a arrecadação de brinquedos para celebrar e compartilhar com todas as crianças um “NATAL + FELIZ”, tema da ação. A campanha tem por objetivo resgatar a mensagem de doação, encontro, fé e esperança em alusão a celebração do Natal.
 
De acordo com os responsáveis pela campanha, foram arrecadados e embrulhados 113 brinquedos, os quais o Papai Noel da prefeitura fez a entrega no dia 23 de dezembro de 2021, para as crianças que residem nos bairros Morro da Jamaica, Alto Paraná e Jardim das Orquídeas. Durante a entrega o grupo escoteiro Encostas da Serra, esteve auxiliando nas atividades, além deles a Natyva caminhões que emprestou o veículo no qual o papai Noel distribuiu balas e brinquedos. Foram ainda recebidos aproximadamente o valor de R$ 1.000,00 que será revertido na compra de materiais didáticos e brinquedos destinados a creche Santa Rita.