Terça, 06 Setembro 2022 15:50

Secretaria de Saúde de Orleans: Vacinação Alerta

Embora em Orleans 75% das crianças menores de 5 anos já estejam vacinadas contra a Poliomielite, 296 crianças ainda necessitam comparecer à Unidade de Saúde com sala de vacinação. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde Municipal promove nos dias 8 e 9 (quinta e sexta-feira), a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação.

Pais de crianças menores de 5 anos devem levar seus filhos até uma das Salas de Vacinação para colocar em dia a caderneta de vacinação e claro, para que recebam  a gotinha contra a Poliomielite. Entre as salas que disponibilizarão as vacinas, estão: Unidade São Donato (Centro); Unidade Padre Santos (Coloninha); Unidade São Roque (Barro Vermelho); Unidade Santa Luzia (Rio Belo); Unidade São Francisco (Corridas) e Unidade Nossa Senhora Aparecida em Pindotiba.

É importante destacar que a poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.   A vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual. O esquema vacinal contra a poliomielite é de três doses da vacina injetável – VIP (aos 2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente – VOP (gotinha).

Informações para Imprensa

DEBORA LEGNANI