Quinta, 28 Julho 2022 08:46

28 de Julho: Dia do Agricultor, uma data que merece ser comemorada

Um dos dias mais representativos para o agronegócio chegou! Estamos falando do Dia do Agricultor comemorado hoje, dia 28 de julho. E como não poderia ser diferente, a Administração Pública Municipal por meio da Secretaria de Agricultura celebra a data agradecendo as mais de 2 mil famílias que em nosso município dedicam-se diariamente a este trabalho com muito comprometimento, responsabilidade, cuidado e acima de tudo, com muito amor.

“Esta é uma data muito importante. O agricultor tem um papel fundamental para a entrega de um alimento de qualidade em nossas mesas e também no abastecimento do mercado nacional e até internacional, estabelecendo diretrizes para o desenvolvimento de um setor agropecuário bastante forte, competitivo e sustentável. Se hoje Orleans é protagonista e referência para as regiões vizinhas, é porque as boas práticas e decisões tomadas por eles em parceria com a Administração Pública e a Agricultura, possibilitaram isso”, diz o Prefeito de Orleans e Presidente da FECAM, Jorge Luiz Koch.

A afirmação acima é concreta, pois segundo dados da AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), no quesito representação: Orleans está em primeiro lugar no pódio (32%) seguido de: Treviso (20,82%); Lauro Muller (18,82%); Nova Veneza (17,95%); Forquilhinha (17,96%); Siderópolis (15,63%); Balneário Rincão (10,42%); Urussanga (9,56%); Içara (9,54%); Morro da Fumaça (2,74%); Cocal do Sul (1,51%) e Criciúma (0,62%). Vale lembrar que em 2019, a Confederação Nacional da Agricultura apresentou a soma de bens e serviços gerados no agronegócio e constatou-se que a mesma chegou a R$1,55 trilhão, ou seja, 21,4% do PIB brasileiro. Uma nova pesquisa está para ser lançada este ano.

Para o Secretário de Agricultura, Luiz Cristóvão Crocetta, “parabenizamos todos os nossos agricultores e também os agricultores brasileiros em geral, que junto nos mantem unidos na jornada contínua por altas produtividades sustentáveis, mantendo o setor em movimento e permeado por inovação, afinal, o sucesso e crescimento dos agricultores é, e sempre será o nosso de maneira em geral”, diz.

Comemorar o Dia do Agricultor é celebrar a construção de uma agricultura que cresce a passos largos, e que está entre as maiores atividades em Orleans, com destaque para: Frangos que representa 33%; Suínos (21,32%); Fumo (16,50%); Leite (10,93%); Bovinos (10,08%) e Ovos (4,09%). Além destes, ainda podemos elencar a madeira, milho, mel, entre outros.

A história por trás por dia do agricultor

Em 28 de julho de 1860, o até então imperador do Brasil, Dom Pedro II, criou a Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas. Já no início da década de 30, depois de variadas mudanças de nomenclatura, a Pasta passou a se chamar em definitivo de Ministério da Agricultura.

Em 1960, Juscelino Kubitschek, presidente do Brasil na época, instituiu o dia 28 de julho como Dia do Agricultor, sancionando o Decreto de Lei nº 48.630, de 27 de julho de 1960.  Kubitschek definiu essa data para homenagear o centenário da fundação do Ministério da Agricultura por D. Pedro II.

Por isso, se você é agricultor, tem todos os motivos para celebrar este dia 28 de julho!!! E caso você que esteja lendo isso, não seja, faça um favor: use essa data para agradecer a todos os agricultores!!!

Informações para Imprensa

DEBORA LEGNANI