Quarta, 15 Junho 2022 15:49

Dia da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Neste 15 de junho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa e pensando nisso, o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), o Serviço Social e a Administração Pública Municipal, alertam sobre os serviços que são oferecidos em Orleans.

Ofertado pelo CREAS, o PAEFI (Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Famílias e Indivíduos) visa o apoio, a orientação e acompanhamento às famílias e indivíduos em situações de ameaça ou violação de seus direitos. Cada caso é um caso, e claro, é atendido pontualmente pelos profissionais que ali estão a serviço do cidadão. São feitos o acolhimento, as visitas, reuniões familiares, orientações jurídicas, além de ser encaminhado a outros órgãos e serviços do município competentes (quando necessário).

Somente no mês de maio de 2022, o setor atendeu 12 idosos que foram encaminhados através da Rede de Sistema de Garantia dos Direitos – SGD (Judiciário, MP, Delegacia), pela Rede Socioassistencial do município (Saúde - Unidades de Saúde, Hospital, CAPS, Secretaria da Assistência Social, CRAS) e por demanda espontânea e Denúncia Anônima.

Sobre as violências mais presentes estão em sua grande maioria: o abandono familiar, violência patrimonial, abuso financeiro ou exploração econômica e até autonegligência que é quando o idoso ameaça a própria saúde ou sua segurança, recusando receber os cuidados necessários pelos familiares, como: não tomar os medicamentos, não ir as consultas, não se alimentar corretamente, não ter cuidado com sua higiene pessoal, não aceitar cuidador, preferem se isolar mesmo sem a condições de viver por si só, isso pode ser causado por doenças como depressão.

Então, fica o alerta: aqueles que sofrem, sofrerem ou conhecerem alguém que passe por isso, procure tão logo o CREAS pois a equipe formada por Assistente Social, Psicóloga, Técnica de Abordagem Social e Jurídico estão à disposição da população.

Serviços:
CREAS (
Centro de Referência Especializado de Assistência Social)

Rua Prof.ª Otília Mendes Mazzuco, nº275 - Rio Belo – Orleans
Informações: (48) 3886-0139 ou WhatsApp (48) 99607-1714

De segunda à sexta-feira das 8 às 12hs e das 13h30 às 17h30.

DEBORA LEGNANI

Chefe Gabinete | RP | AI | Jornalista