Quarta, 11 Maio 2022 15:44

Com foco no empreendedorismo, Unibave inaugura incubadora

O Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) inaugurou ontem (10/05) a Incubadora Inventa. O espaço que terá 120 m², teve investimento de R$ 100 mil, via Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Durante a cerimônia dois importantes anúncios foram feitos: um por parte do coordenador da Inventa, professor Nacim Miguel Francisco Júnior, que anunciou a Plaszom como empresa âncora, que se juntará a outras três empresas que já estão incubadas. O segundo anuncio foi feito pelo prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch, que informou investimento de mais R$ 100 mil para incentivo a formação de novas empresas junto à incubadora. Jorge disse que o recurso já deve estar disponível em 90 dias.

Para o reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza, a incubadora nasceu para colaborar com o desenvolvimento da região. “A incubadora tem a proposta de trabalhar com tecnologias limpas e com a inovação. Gerando emprego, renda, incentivando o empreendedorismo e o desenvolvimento de Orleans e região”, comentou Guilherme.

O coordenador da Inventa, professor Nacim, explicou que as empresas atualmente incubadas são das áreas de tecnologia, treinamento e recursos humanos. “Aqui, elas vão receber todo o suporte para depois irem para o mercado de trabalho”, comentou.

O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado, Moris Kolh, analisou os impactos nos negócios que a região deve receber. “O impacto que dá para um negócio, que escala dentro da incubadora, é formidável. É sobre você estar em Orleans ou no entorno e permanecer aqui, gerando oportunidades”, declarou.

Palestra de abertura

Antes do corte da fita os visitantes acompanharam a palestra com o vice-presidente do Grupo GAM – Genésio Antonio Mendes, Luiz Augusto Aragon Nuernberg, ministrada no Centro de Vivencias. O momento teve como tema Empresas Inovadoras e Nuernberg traçou um histórico sobre os avanços das tecnologias e as formas de gestão.

Autoridades presentes

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Econômico, Moris Kolh; o prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch; o vice-prefeito de Orleans, Mário Coan; o presidente da CDL de Orleans, Marcelo Dalazen; vereadores de Orleans, além de demais representantes do poder público e de entidades da região, empresários e acadêmicos.

Entre as autoridades do Unibave estavam presentes o reitor, Guilherme Valente de Souza; o vice-reitor Luiz De Noni; o pró-reitor de Ensino de Graduação, Leonardo de Paula Martins; o pró-reitor de Administração, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Dimas Ailton Rocha; o coordenador do Curso de Sistemas de Informação e da Incubadora Inventa, Nacin Miguel Francisco Júnior; a coordenadora de pesquisa e responsável pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (Nit), Ana Paula Bazo, além de coordenadores dos cursos do Unibave e comunidade acadêmica.

Sobre a Inventa

A Inventa é um dos componentes da área de Inovação do Unibave, inserida na Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Proppex). Segundo o seu Pró-reitor Dimas Ailton Rocha, a partir da transformação da Instituição em Centro Universitário, em 2006, o Unibave vem participando ativamente de associações com outras instituições de ensino, entidades de apoio à pesquisa e demais formas de angariar fundos que possam auxiliar no desenvolvimento da região, principalmente no quesito inovação. “É o que entendemos como vocação e razão de existir”, disse Dimas.

Em 2008, o Ministério da Ciência e Tecnologia, por intermédio do Finep – Financiadora de Inovação e Pesquisa, lançou um edital de apoio com o intuito de estruturar as redes estaduais de núcleos de inovação tecnológica. O Unibave passou a buscar alternativas para o desenvolvimento regional sustentável, com o objetivo de implantar na região das Encostas da Serra Geral uma indústria de base tecnológica que suprisse as necessidades exigidas por essa necessidade regional.

Em 2010, a criação dos Núcleos de Pesquisa do Unibave, segundo Dimas, foi a semente de seu futuro Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Seis núcleos de pesquisa e extensão integram os cursos de graduação.

Em 22 de setembro de 2016, por intermédio de um convênio com a prefeitura de Orleans, Associação Comercial e Industrial de Orleans (ACIO) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Orleans, foi implantada a Incubadora de Base Tecnológica do Unibave, a Inventa. Iniciaram-se os primeiros contatos com empresas interessadas em se instalar ou em investir nas possibilidades de start-ups.

Em 2020, o Unibave é contemplado por um edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), o que possibilita a remodelagem e estruturação da “Inventa” para ser centro de convergência da inovação na região.

“Percebe-se que, desde 2019, há um movimento constante no sentido de desenvolver-se tecnologia na região. A gestão estará sempre buscando aprimorar as formas de contato e incentivo aos empreendedores, seja na forma de treinamento, indicações, fornecimento de um ambiente propício aos negócios dentre outros tipos de apoio”, comentou o Pró-reitor Dimas.