Quarta, 08 Setembro 2021 17:17

Semana da Independência é marcada por festividades culturais em Orleans Destaque

(0 votos)
As festividades da Semana Cultural em alusão aos 108 anos de Orleans estão chegando ao fim. Foram mais de 10 dias com diversas atrações que movimentaram a cidade, atraindo pessoas de vários lugares da região.
A prática de esporte foi uma das atrações que envolveu estudantes de diversas escolas do município, durante a programação festiva. Inúmeras modalidades a exemplo do futevôlei, arremesso de handebol, atletismo, tênis de mesa, pênaltis, xadrez, voleibol, além de terem proporcionado momentos de integração e lazer as crianças, serviu para evidenciar grandes talentos. As atividades escolares aconteceram no ginásio Homero de Miranda Gomes, supervisionadas pelo Diretor Municipal de Esporte João Ribeiro e sua equipe com a contribuição dos professores da rede Municipal que lecionam a Unidade Curricular de Educação Física.

Na última segunda-feira (6/09), a Administração Municipal de Orleans por meio do Departamento de Cultura, concretizou a inauguração da estátua em homenagem ao famoso escultor orleanense José Fernandes, popularmente conhecido por Zé Diabo (in memoriam). A estátua é uma condecoração ao saudado escultor pelas obras sacras registradas em rochas, localizadas no Paredão próximo a Rodoviária (apenas referência), um dos pontos turísticos mais visitado do município. Durante a cerimônia fizeram-se presentes o prefeito e vice, secretários e secretárias, diretores de Departamento Municipal, familiares de Zé Diabo e o artista responsável pela estátua Paulo Afonso Dalponte Pereira.
Na terça-feira, dia da Independência do Brasil (7/09), aconteceu a inauguração da Pousada Encantos da Colina, empreendimento turístico construído na comunidade de Três Barras, que visa intensificar o turismo rural em Orleans. Amigos e familiares, bem como os gestores públicos foram recepcionados pelos proprietários Vânio Saccon e esposa, que acompanharam o desdobramento deste novo investimento no interior do município.

Na sequência foi realizado no auditório do Centro Administrativo, o encontro da Acol – Academia Orleanense de Letras que celebra 40 anos da entidade em Orleans. A Acol por sua vez, é a segunda academia de Letras de todo o Estado de Santa Catarina, a qual representa a valorização da cultura, da literatura e ações ligadas a arte. Além dos membros que compõe a Acol, o prefeito Jorge Koch, a Diretora Municipal de Cultura Andrea Debiasi estiveram presentes reverenciando o evento.

E para concluir a Semana Cultural 2021, no próximo sábado, dia 11, será realizada a Live Solidária em prol a Fundação Hospitalar Santa Otilia animada pela Raça Baguala e no domingo, dia 12 de setembro, o 2º Enduro Fim – Amigos do Caverna, que acontecerá em Rio das Furnas, a partir das 9h.
Ler 34 vezes Última modificação em Quarta, 08 Setembro 2021 17:24