Quinta, 08 Agosto 2019 15:06

Meio ambiente será homenageado no desfile cívico de 7 de Setembro

Reunião com diretores de escolas e entidades define preparativos de personagens temáticos, desfiles e alegorias para o desfile

A administração municipal de Orleans por meio da Secretaria de Educação reuniu diretores de escolas na tarde desta segunda feira 05, para discutir o desfile cívico de 7 de setembro. O prefeito ouviu sugestões da comunidade e de grupos ligados a preservação ambiental, e quer que o dia da Pátria seja temático. O assunto envolve uma das maiores preocupações do orleanense que trata da possibilidade da volta a mineração com a reabertura das minas de carvão.

O desfile inicia às 8:00 hs com ordem ainda a ser definida, entretanto está confirmada a participação especial dos três maiores colégios do município, Toneza Cascaes, Costa Carneiro e Samuel Sandrini. O município conta com 16 unidades escolares e, segundo a coordenadora de Cultura Annye Baggio “mais de 40 entidades culturais estarão presentes se apresentando na avenida”.

A prefeitura pretende com isso conscientizar a população sobre a importância do cuidado com a natureza. O prefeito entende que a natureza para o orleanense é sagrada e “ninguém pode tirar do orleanense o sussurro dos insetos ou o barulho dos que conversam a noite”, por isso desafiou os professores. O secretário Lindekson Resin acrescenta que “Orleans é muito criativa com a cultura, e neste ano desafiamos as escolas a focar no meio ambiente. Os professores e o assunto vai ser levado para sala de aula em atividades diversas”, entendendo que deve ser um dos desfiles mais belos que a história já viu.

De acordo com o vice-prefeito Mário Coan o objetivo principal do evento foi unir a representação de civismo com a conscientização da população sobre o meio ambiente. “A educação e a cultura desempenham uma função social importante e sempre passam uma mensagem muito positiva à nossa população”, completa.