O evento acontece no dia 01/08 anunciando o aniversário da cidade e com grandes atrações que vão movimentar a Capital da Cultura. Grupo Dazaranha e feira da indústria e comércio e inauguração de obras marcam o evento

A Administração Municipal de Orleans por meio do departamento de Cultura e Turismo e a Comissão Organizadora que celebra o 106ª aniversário de Orleans, vão receber os parceiros, autoridades e imprensa para o lançamento do evento que tem como foco a cultura, a valorização das pessoas e a divulgação da imagem do município, no Centro de vivências do Unibave no dia 01/08.
Os shows musicais estão confirmados e, a valorização dos artistas locais é o ponto alto da festa mas sem deixar de apresentar grandes bandas catarinenses como é o caso do Grupo Dazaranha. A entrada do parque municipal no espaço entre a rodoviária e as Esculturas do Paredão será franca.
A prefeitura quer que as pessoas de Orleans sejam valorizadas e não vai faltar na festa, boa culinária degustação de cervejas artesanais, vinhos, cachaça e produtos locais. “Durante o mês de aniversário a administração vai entregar para a comunidade uma série de obras que estão prontas, como o caso da iluminação em lâmpadas de LED das nossas avenidas, a pavimentação, Sinalização e Reurbanização da Rua Edgar Cunha – Acesso a SC 390, dentre tantas outras obras”, conta o vice-prefeito Mário Coan.
De acordo com a diretora de cultura Annye Baggio, a Festa Cultural de Orleans contará com um show de gastronomia e cervejas artesanais “com exposição de cervejeiros artesanais aqui de Orleans, a 1ª Feira da Indústria e Comércio, além de outras atrações que serão anunciadas em 01 de agosto, durante o lançamento oficial”. Para a diretora a cada edição o município procura inovar mais, incrementar com mais atrações e novos parceiros valorizando as pessoas da cidade. “Vai ser uma grande festa e a cada ano Orleans abre as portas mostrando que o melhor lugar do mundo é aqui” explica.
Para o prefeito Dr. Jorge Koch, a celebração do aniversário de Orleans deve ser comemorada “com muita alegria”, pois o município vive o melhor momento da sua história, com obras em andamento, com a universidade sendo referência na região, o Museu ao Ar Livre sendo destaque nacional e a cultura sendo exemplo para todo o estado catarinense. “Vamos celebrar com as pessoas, e prestigiar os artistas, a nossa gente e o potencial turístico que Orleans pode alcançar”, lembra o chefe do executivo.

Programação Semana Cultural 2019

01/08

• Inauguração da Pavimentação, Sinalização e Reurbanização da Rua Edgar Cunha – Acesso à Rodovia SC 390;
  • Lançamento Oficial da Programação em Comemoração aos 106 anos do Município de Orleans/SC;
  • Apresentação do Memorial Cultural de Orleans - Centro de Vivência – UNIBAVE.

27 a 29/08

• 2º Jogos Escolares - Ginásio Homero de Miranda Gomes

30/08

• 3ª Cãominhada com apresentação de K9 com cães da Polícia; Show Dog; Desfile de Cachorros; Maior e Menor Cão; Cão mais parecido com o Dono; Sorteio de Brindes;
  • Apresentações Culturais – Proart;
  • Tradicional Corte do Bolo com Coral Hermelinda Pfützenreuter;
  • Gustavo Godois e Banda;
  • Inauguração da Iluminação Pública em Led;
  • Reunião Itinerante Extraordinária dos Prefeitos da AMREC;
  • Abertura Oficial da Feira da Indústria e Comércio e do III Festival de Cerveja Artesanal e Gastronômico;
  • Teto Fernandes;
  • Show Nacional Dazaranha.

31/08

• Abertura dos Portões;
  • 2º Entrevero do Tio Kaia;
  • Concurso do CAES de Cerveja Artesanal;
  • Cachoeira & Debonna: Pra Matar a Saudade;
  • Mateus Estevão e Banda;
  • Evandro Lins;
  • Banda Jeito Louco;
  • Dj Madox;
  • Baile em Comemoração aos 106 anos de Orleans - CTG Orleanense.

01/09

• 1º Bike Beer - Saída Esculturas do Paredão (Percurso Ruas Centrais da Cidade);
  • Exposição Prof. Eunicê Debiasi Fernandes - Peças Antigas;
  • Banda dos Cervejeiros;
  • Banda UnderDogs;
  • Banda Black Door;
  • Masons Brothers.

02/09

• Concerto Solidário – Centro de Vivências - UNIBAVE;
  • III Sarau Unibave – Real Nob Hotel;
  • Minha Escola tem História! Memorial em Homenagem a Lauro Pacheco dos Reis – EEB Lauro Pacheco dos Reis – Bairro Nova Orleans;
  • XVII Festival de Dança Escolar “Cecília Hermelinda Chechetto Debiasi” - Ginásio Municipal – Homero de Miranda Gomes.

07/09

• Desfile Cívico;
  • 4ª Edição Noite da Polenta – com Grupo Carnavale Di Venezia, Show com Roba da Ciodi, Noite Dançante Jair e Jeziel, Amici Della Polenta – Salão de Festa Comunidade Rio Pinheiros Alto – Orleans/SC;
  • Solenidade Alusiva ao Aniversário da Academia Orleanense de Letras – ACOL;

- Que Seja Doce

Programação Semana Cultural 2019

01/08

• Apresentação do Memorial Cultural de Orleans - Centro de Vivência – UNIBAVE.

27 a 29/08

• 2º Jogos Escolares - Ginásio Homero de Miranda Gomes

30/08

• Apresentações Culturais – Proart;
  • Tradicional Corte do Bolo com Coral Hermelinda Pfützenreuter;
  • Gustavo Godois e Banda;
  • Inauguração da Iluminação Pública em Led;
  • Reunião Itinerante Extraordinária dos Prefeitos da AMREC;
  • Teto Fernandes;
  • Show Nacional Dazaranha.

31/08

• Abertura dos Portões;
  • 2º Entrevero do Tio Kaia;
  • Concurso do CAES de Cerveja Artesanal;
  • Cachoeira & Debonna: Pra Matar a Saudade;
  • Mateus Estevão e Banda;
  • Evandro Lins;
  • Banda Jeito Louco;
  • Dj Madox;
  • Baile em Comemoração aos 106 anos de Orleans - CTG Orleanense.

01/09

• Exposição Prof. Eunicê Debiasi Fernandes - Peças Antigas;