Quinta, 20 Dezembro 2018 11:09

Administração inaugura britador e comunidade comemora

Equipamento está sendo comemorado pela comunidade porque está tirando o seixo do rio e produzindo britas e a base para as pavimentações. Com a usina de asfalto, o custo das pavimentações reduz em até mais de 50%

Está em funcionamento constante, e inaugura nesta sexta-feira 21, a partir das 18:00 hs, o britador da prefeitura de Orleans instalado na comunidade de Brusque do Sul. O equipamento serve para a produção de pó, britas e pedras utilizadas na base de pavimentações asfálticas, a serem implantadas nas estradas do interior e perímetro urbano da “Cidade das Colinas”.

O equipamento foi adquirido por meio de convênio com o Governo do Estado e o município, para aquisição de um conjunto fixo de britagem, destinado à produção da base de brita para ser utilizada na conservação, manutenção e pavimentação das estradas do município. O convênio, no valor de R$ 813 mil, foi repassado pelo estado e licitado pela prefeitura. O custo foi de R$ 540.000,00 sendo que o restante de R$ 273 mil, são devolvidos ao governo do estado de SC.

“É uma obra estratégica para conservação das vias e isso resultará em qualidade de vida para a população”, destacou o vice-prefeito Mário Coan, que responde pela secretaria de administração da Prefeitura.

Comunidade agradece

Os maiores apoiadores do trabalho de britagem em Brusque do Sul são os moradores locais e proprietários das várzeas que margeiam o rio. O britador vem resolver um problema antigo que é a mudança constante do leito do rio invadindo a plantação, matando a criação, estragando a terra e causando prejuízo aos agricultores. “A gente sempre pagou para fazer a drenagem e o povo gastou muito dinheiro”, disse o morador local Benoni Ferrarez, complementando que o equipamento é um verdadeiro “sonho que vira realidade”.

A comunidade está oferecendo um churrasco de carne suína nesta sexta-feira celebrando o “sonho que virou realidade”.

Importante:

♦ O município capacitou colaboradores para operar o equipamento, e contratou um engenheiro com larga experiência no ramo para que o trabalho fosse de excelência;

♦ Os que estão tendo contato com o equipamento relatam que o conjunto de britagem oferece boa segurança aos operadores, como a proteção de correia e polias e os trabalhadores usam equipamentos de proteção individual (EPI’s);

♦ Para poder realizar as extrações do seixo e a britagem no local, a administração buscou todas as licenças ambientais emitidos por órgãos competentes;

♦ O equipamento têm potencial para produção de 40 m³/hora de material britado destinados para pavimentação rodoviária nas estradas do município;

♦ O britador é da marca Mercantil Catarinense e foi adquirida em Indaial - Santa Catarina;

♦ O trabalho tem superado as expectativas da administração e aproximadamente 8.000 ton. de britas já foi processado, em menos de dois meses de trabalho.

Unidade de Britagem em Brusque do Sul

O equipamento destaca-se pelo baixo custo operacional, reduzindo consideravelmente o custo das pavimentações, com a instalação estratégica na comunidade de Brusque, localizada a 20 Km do centro. Como o Rio de Brusque do Sul é formado por seixos que constantemente precisam ser removidos para não causar enchentes, as pedras retiradas do rio não tem custo para a administração municipal. O engenheiro Cassiano Ricardo Del Moro, responsável pela extração e beneficiamento do material para britagem, explica que “o seixo retirado da calha do rio, têm aproveitamento de 100%”, afirmando que o conjunto de britagem nos primeiros testes mostrou ótima eficiência de produção, para a demanda de serviços necessária.

Orleans possui quase mil quilômetros de estradas e recentemente, junto com um consórcio de municípios da Regional de Criciúma, adquiriu uma usina de asfalto, o que deve facilitar ainda mais a pavimentação das vias. “O britador é um equipamento estratégico para nossa gestão e junto com a usina deverá levar asfalto mais barato para as comunidades e ajudar na transformação positiva que estamos implantando em nossa cidade”, afirmou o prefeito Jorge Koch.

Parceria na compra de Usina de asfalto

Além do britador que já está produzindo a base do asfalto, a Administração Municipal de Orleans estabeleceu parceria com os integrantes do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul (Cirsures) para baratear a pavimentação na pavimentação das estradas. A usina de asfalto, adquirida recentemente já está em operação, onde fica o Cirsures, onde foi instalada. O investimento foi em torno de R$ 2 milhões.

O objetivo do investimento é o de baratear o custo da pavimentação. “Hoje, os municípios pagam em torno de R$ 280 pela tonelada do asfalto. Com a compra da usina, teremos mais ruas pavimentadas e de forma mais econômica. Um grande avanço para o município”, enfatiza o prefito Jorge Koch.

As sete cidades se revezarão na utilização do equipamento que tem capacidade para produzir de 35 a 40 toneladas por hora, uma média de seis mil toneladas por ano para cada cidade, contribuindo com a pavimentação asfáltica de, pelo menos, sete quilômetros. Fazem parte do Cirsures: Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Siderópolis, Treviso, Urussanga, Lauro Müller e Orleans.

Última modificação em Quinta, 20 Dezembro 2018 11:24