Quarta, 21 Novembro 2018 16:11

Quantidade e qualidade na safra de fumo

Agricultura de Orleans nunca recebeu tanto investimento da prefeitura auxiliando o produtor e a propriedade. Safra boa do fumo é reflexo da melhoria contínua do setor

Na comunidade do Curral Falso numa daquelas paisagens onde “se leva os olhos para passear”, mora a família de Éder Marqueti Lourenço, com seis pessoas na casa. Trabalham com fumo e produção de leite. Produzem desde fruta linda no pomar, um quintal cheio de verduras, galinha boa no terreiro e sempre um porco no chiqueiro. A maior renda é com a fumicultura. Nesta safra que está na fase da colheita, acredita que vão produzir mais de doze toneladas. Para Orleans, a agricultura é um dos carros-chefe da economia local, ao lado da indústria e comércio, a fumicultura elevando o movimento econômico da Capital da Cultura.

Marqueti enfatiza que o tempo está colaborando, com as chuvas frequentes, sol na medida e a expectativa é de safra boa. Além do fumo, o agricultor tem ainda na propriedade boa campanha de propriedade vaca leiteira e gado de corte. Ele espera resultado bastante positivo. “Creio que vou colher em torno de 12 toneladas, o que é bom para nossa família”, ressalta.

O agricultor, que planta a variedade de fumo Virgínia, relata que esta é uma atividade importante para as pequenas propriedades rurais, mas que exige trabalho e cuidados constantes, e que se mantém vantajosa para a agricultura. “A fumicultura é uma das culturas que podem ser praticadas na pequena propriedade rural e continua sendo ótima para incrementar a fonte de renda”, pontua.

O prefeito Jorge Koch, entende que a administração ao dar condições para a secretaria de agricultura desenvolver competitividade no campo de Orleans com boas estradas, técnicos, máquinas, caminhões e equipamentos modernos, impulsiona as pessoas do meio gerando importante fonte de geração e renda para o município. “A ideia é promover o desenvolvimento rural sustentável e dar condições para o colono se transformar em Empresário Rural”, salientou o prefeito.

O Secretário da agricultura Cristóvão Croceta diz que o fumo está “bonito na lavoura, bem encorpado, prometendo uma ótima safra”. Ele explica que a fumicultura representa para Orleans o volume de R$ 37.829,235,31 na safra 2017, com mais de 500 produtores cadastrados, representando em torno de 18% de toda riqueza gerada pela agricultura do município.

Última modificação em Quarta, 21 Novembro 2018 16:17