Quarta, 21 Novembro 2018 16:04

Iniciada construção da sede do CREAS

Obra tem prazo de entrega para julho com mais de 200 m²

A Administração Municipal de Orleans, por meio da secretaria de Secretaria de Assistência Social deu início na construção da nova sede do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) no bairro Rio Belo. A construção é moderna com mais de 200 m² e o valor é estimado em mais de R$300.000,00.

A obra está sendo executada pela empresa Estruturar Construção Civil, e é fruto de convênio firmado com o Ministério do Desenvolvimento Social, com investimentos de R$ 307.435,91, com a contrapartida da prefeitura de R$450,05. A previsão estimada do término da obra é para dia 14 de julho/2019. A secretária de Desenvolvimento Social Rosilândia Librelato conta que a obra a obra tem uma área de edificação de 216,30 m² conta com muros, acessibilidade um prédio moderno que vai satisfazer as necessidades da pasta.

Para o prefeito de Jorge Koch, a Construção de um prédio próprio para instalação do Creas vai garantir economia para os cofres municipais, pois dispensará pagamento de aluguel, além de melhorar e ampliar o serviço de atendimento a famílias em vulnerabilidade de Orleans. “Nosso empenho tem garantido melhor infraestrutura para o funcionamento dos serviços públicos”, disse o chefe do poder executivo.

Saiba mais sobre o CREAS

♦ O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é uma unidade pública e estatal, que oferta serviços especializados e continuados para as famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc.).

♦ A oferta de atenção especializada e continuada deve ter como foco a família e a situação vivenciada. Essa atenção especializada tem como foco o acesso da família a direitos socioassistenciais, por meio da potencialização de recursos e capacidade de proteção. O Creas deve, ainda, buscar a construção de um espaço de acolhida e escuta qualificada, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações familiares. Dentro de seu contexto social, deve focar no fortalecimento dos recursos para a superação da situação apresentada;

♦ Para o exercício de suas atividades, os serviços ofertados nos Creas devem ser desenvolvidos de modo articulado com a rede de serviços da assistência social, órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas. A articulação no território é fundamental para fortalecer as possibilidades de inclusão da família em uma organização de proteção que possa contribuir para a reconstrução da situação vivida;

♦ Os Creas podem ter abrangência tanto local quanto regional, abrangendo, neste caso, um conjunto de municípios, de modo a assegurar maior cobertura e eficiência na oferta do atendimento.