Quinta, 06 Setembro 2018 07:57

Orleans avança na educação e supera meta do Ideb no ensino fundamental

Dados do Ministério da Educação divulgados nesta semana, apresenta Orleans subindo duas posições na Amrec e superando a meta do MEC. O desempenho se deve ao forte investimento na educação

A rede de escolas públicas municipais de Orleans recebeu a nota de 6,3 no ensino fundamental pela avaliação do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb) referente ao ano de 2017. O município teve destaque ao superar a meta proposta para o ano, que era de 6,1.

Para o prefeito Jorge Koch, este desempenho reflete o resultado dos investimentos que a administração tem implementado na educação. A implantação do novo Sistema Positivo no município tem como objetivo atualizar a educação de Orleans. “Estamos implantando um sistema que moderniza o ensino, referência em todo o país, utilizado inclusive por escolas particulares. É através da educação que transformaremos nossa cidade”, disse o chefe do poder executivo.

Já o secretário da educação Lindekson Resin, com a implantação do sistema moderno de ensino, a reforma das escolas, implantação de novos computadores de última geração, o município começa alcançar resultados melhores. “Estamos capacitando professores, oferecendo material de qualidade para nossos alunos e garantindo o aprendizado, completa o secretário.

Realidade de Orleans

O índice avaliado pelo governo federal em Orleans, foi resultado do esforço conjunto entre a Administração Municipal, Secr. Municipal de Educação e professores municipais. O ensino município conseguiu apresentar com efetividade um resultado positivo, no salto da aprendizagem do ensino fundamental. O índice comparado com a Amrec teve um desempenho positivo saindo da

da sexta posição no ensino fundamental e subindo duas posições. “Estávamos na sexta posição e viemos para a quarta, na Associação dos Municípios da Região Carbonífera, (Amrec), pelo trabalho diferenciado executado em 2017”, relatou o secretário Resin.

Resultado de trabalho

O s números do Ideb vieram para animar Orleans, e trouxe forte motivação as pessoas ligadas a educação. O município conta com um dos melhores quadros de profissionais do magistério da região. Com o apoio da administração municipal foram investidos em materiais e capacitações para os servidores, sempre com foco no aluno. De acordo com a coordenadora pedagógica do ensino fundamental, Josiane da Silva, os resultados são frutos de um esforço conjunto da prefeitura, secretaria e dos professores em sala de aula. “Quando recebemos o resultado, confirmando que conseguimos superar a meta estabelecida pelo Ministério para o ano de avaliação, do Ideb foi motivo de comemoração para todos”, relatou. Foi uma conquista para “nossos alunos e para a educação pública de Orleans”, finalizou o prefeito Jorge Koch.