Emoção e alegria tomou conta do evento. Ao final o prefeito conclamou: “vamos viver bem esta terra de oportunidades”

Lideranças, empresários, políticos e membros de Entidades comunitárias de Orleans lotaram as dependências do Centro de vivências do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), na noite de desta segunda-feira (13), para receber homenagem da Assembleia Legislativa de Santa Catarina pelas ações prestadas à sociedade orleanense. Solicitada pelo deputado Luiz Fernando Cardoso (PMDB), e aprovada pelos demais parlamentares do Legislativo estadual, a iniciativa reconhece o trabalho fundamental e permanente das entidades que contribuem para a conquista e melhoria da qualidade de vida da família das pessoas. Durante a sessão foi apresentado um documentário produzido pela AL da história e desenvolvimento dos 105 anos do município.

Ao enaltecer a grandiosidade cultural de Orleans o deputado Vampiro destacou a importância das entidades e das ações praticadas em prol do desenvolvimento e futuro de Orleans. “Nesta cidade que trabalha a cultura, o meio ambiente, a história e especialmente as políticas públicas, das organizações sociais e em prol da sociedade. Trabalhos como esse não podem passar despercebidos, é por isso que estamos aqui hoje reconhecendo e incentivando que estas ações de iniciativa voluntária só possam crescer”, revelou.

Deputado importante para Orleans e presente no evento, Rodrigo Minoto, falou que o trabalho desenvolvido pela comunidade não pode passar sem ser reconhecido, “é uma forma de o parlamento reconhecer as pessoas que trabalham voluntariamente. As entidades constroem um mundo melhor, que cada família sempre tem a ganhar com o ato de fazer o bem ao próximo, tanto quanto aquela que recebe”, explica. Segundo Minoto, se não existisse atividade organizada, não existiria vida melhor na cidade. “Quem está fora de Orleans escuta falar de museus, da universidade, da cultura da história de gente trabalhadora, o trabalho das entidades qualidade de vida”, disse.

Vamos viver bem esta terra de oportunidades

O prefeito de Orleans Jorge Koch, entende que é preciso levar o nome de Orleans para todo o estado. “A Alesc leva veio com toda a estrutura para nossa cidade e vai levar nosso nome para toda SC. Nossas entidades são referência de trabalho voluntário, nossos museus sçao únicos no Brasil, nossa Academia de letras é das primeiras do estado, nossa serra impressiona, o paredão só existe aqui, nosso comércio é forte. Vamos viver bem esta terra de oportunidades”.

Entre os homenageados da noite, a Rede feminina de Combate ao Câncer, dona Neni Zomer, enfatizou a importância de receber do Poder Legislativo estadual o reconhecimento por toda a atividade desenvolvida pelos “anjos cor de Rosa”. “É com muito orgulho que hoje recebemos esta homenagem. As mulheres desenvolvem este trabalho voluntário, com um valor muito grande para as pessoas que precisam conhecer, que lutam por qualidade de vida. Trabalhamos sem horário, mas com a certeza de que este trabalho voluntário, no qual nos dispomos alcança resultados através das iniciativas dessas associações e entidades”, afirmou.

Por ter seu diferencial baseado na cultura, na história e nas artes, a noite não poderia ficar sem apresentações culturais. O pianista Paulinho Debiasi e a cantora Fernanda Zanette abrilhantaram o evento com a interpretação dos hinos municipal, nacional onde não foi difícil encontrar pessoas interagindo, emocionadas com a apresentação .

Durante a solenidade, aproximadamente 36 entidades e lideranças comunitárias receberam uma placa comemorativa concedida pelo Parlamento catarinense.

Confira a lista dos homenageados:

• Rádios Guarujá, Luz e Vida e Cultura.

• Prefeito de Orleans Jorge Koch;

• Associazione Veneta di Orleans e Regione – ASSOVEOR;

• Associação Cultural de Descendentes Poloneses da Encosta da Serra – APOLSCA;

• Associação de Piscicultores de Orleans;

• Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Orleans;

• Sindicato Rural de Orleans;

• Loja Maçônica São João Batista nº 14;

• Loja Maçônica Toneza Cascaes nº 37;

• Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – Samae;

• Escola de Educação Básica Toneza Cascaes;

• Escola de Educação Básica Samuel Sandrini;

• Escola de Educação Básica José Antunes Mattos

• Escola de Educação Básica Costa Carneiro;

• Associação dos Descendentes de Ala – SODEALA;

• Instituto Francesco Zomer – ProArt Centro Sociocultural;

• Fundação Hospitalar Santa Otília – FHSO.

Vamos viver bem esta terra de oportunidades

Confira a lista dos homenageados:

• Rádios Guarujá, Luz e Vida e Cultura.

• Prefeito de Orleans Jorge Koch;

• Escola de Educação Básica Costa Carneiro;

• Associação dos Descendentes de Ala – SODEALA;

• Instituto Francesco Zomer – ProArt Centro Sociocultural;

• Fundação Hospitalar Santa Otília – FHSO.