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Informações para Expedição da Carteira de Identidade (RG)

Conforme Lei nº 7.116, de 29/08/1983, todos os requerentes deverão apresentar:

  • CERTIDÃO ORIGINAL ou CÓPIA AUTENTICADA, atualizada e em bom estado de conservação, sem rasuras, informando local de nascimento, Município e Estado:
    • Se solteiro: Certidão de Nascimento.
    • Se casado: Certidão de Casamento.
    • Se separado, divorciado ou viúvo: Certidão de Casamento com a devida Averbação.
    • Se nascido no exterior: Certidão de Nascimento com translado do registro consular / Certificado de Naturalização/ Certidão de Igualdade de Direitos / Certidão de Opção de Nacionalidade.
  • O número do CPF e/ou PIS poderá ser incluído mediante apresentação do documento original;
  • Comprovante de residência original;
  • Uma foto 3x4 recente, colorida, de frente, sem sorriso, sem acessórios na cabeça e com fundo branco (não usar foto da carteira anterior).

Menores de 16 anos deverão estar acompanhados pelo pai, mãe ou responsável legal, com a devida documentação. Será solicitada a apresentação do RG do acompanhante.

 

Valor e prazo de entrega:

  • 1ª Via: Isenta (Lei 12.687 de 17/08/2012);
  • 2ª Via: R$ 34,97 (guia emitida no ato da solicitação da carteira de identidade);
  • Entrega em 15 dias úteis (1ª VIA) e 15 úteis após o pagamento da taxa (2ª VIA).

 

Prazo de validade da carteira de identidade

A carteira de identidade (RG) não tem prazo de validade.

A identidade (RG) deve ser renovado quando:

  • estiver em más condições de conservação;
  • quando a foto estiver muito diferente da pessoa;
  • quando houver alteração do nome;
  • se tiver mais de 10 anos e for usado para viagens ao exterior.

Reclamções e Elogios: ouvidoria@igp.sc.gov.br

 
 
Informações para Expedição da Carteira de Trabalho (CTPS)
Para retirar a Carteira de Trabalho é necessário apresentar o comprovante de residência, certidão original de nascimento para quem é solteiro ou certidão decasamento e a carteira de identidade. A foto é feita no ato da solicitação por meio do sistema digital e após realizado todo o procedimento, a carteira estará liberada no prazo de 15 dias, não havendo custo. E somente a pessoa, cujo nome consta na certeira, poderá retirá-la.
       
 
ENDEREÇO:
Praça Celso Ramos, 193
Piso Inferior - Ao lado da Secretaria de Assistência Social
Horário: 08h às 12h e das 13:30h às 17:30h - atendimento ao público: 09h às 11:30h e das 13:30h às 16h
Telefone: (48) 3886-0161 | 3886-0162
Responsável: Edna Maria Vieira Sampaio