Sexta, 02 Março 2018 17:34

Governo intensifica fornecimento e qualidade da merenda escolar

Com a intenção de manter a qualidade no fornecimento dos gêneros alimentícios destinados a atender o Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE e não deixar faltar o abastecimento de alimentos em nenhuma unidade da rede municipal de ensino de Orleans, a Administração Pública está intensificando o trabalho de monitoramento dos itens que fazem parte da alimentação escolar.

O objetivo é controlar a qualidade no fornecimento dos serviços, conforme prevê a determinação do prefeito, Jorge Koch. A ação de monitoramento está sendo executada pelo nutricionista da secretaria de Educação, Marlon Martins Freitas. Os trabalhos de abastecimento da alimentação escolar estão sendo normalizados de forma sucessiva nas escolas e Centros de Educação Infantil do município.

De acordo com o nutricionista, a entrega dos alimentos segue rigorosamente o cronograma de distribuição dos fornecedores que obedecem a uma logística. O mesmo conta ainda que, os educandários recebem semanalmente unidades como: ovos, açúcar, extrato de tomate, milho, biscoito, leite e temperos, carne, amido, massas de vários tipos, oleio vegetal, sal, queijo, pão, suco de frutas, frutas e legumes. Cabe frisar que além disso é ofertado produtos diferenciados para crianças que contém necessidades nutricionais especiais tais como: intolerância lactose e doenças celíaca.

Conforme explica o nutricionista, as Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil recebem mensalmente os seguintes itens: pão caseiro 400 kg, banana 800 kg, feijão 300 kg, ovos 420 dúzias, leite 5mil litros, arroz branco e amarelo 700 kg, carne em cubos e moída 750 kg, 825 kg de frango, maçã 800 kg, bolacha caseira 240 kg, açúcar 210 kg e óleo vegetal 200 litros.
Na rede municipal de ensino de Orleans são atendidos pelo programa cerca de 1.945 alunos matriculados na educação infantil (creche e pré-escola) ensino fundamental (1ª ao 9ª, e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

A legislação do programa determina que estados e municípios devam aplicar pelo menos 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a alimentação escolar na chamada pública de gêneros alimentícios produzidos pela agricultura familiar. Como forma de incentivo e valorização a agricultura familiar o Governo de Orleans adquire anualmente cerca de 60% da alimentação local.

Isso faz com que os alunos tenham acesso a alimentos naturais, de qualidade, frescos e ricos em vitaminas e sais minerais. No município de Orleans, fazem parte deste processo 10 produtores e 1 cooperativa, que distribuem mais de 20 produtos oriundos da agricultura familiar.

O secretário de Educação, Lindekson Resin, afirma que vai continuar atuando de forma comprometida com a legalidade para manter a qualidade no fornecimento da merenda escolar em toda a rede municipal de ensino.“Tenho convicção que a alimentação é um direito básico do aluno durante a sua permanência na escola. Entendo que uma alimentação nutritiva contribui expressivamente para a aprendizagem e rendimento escolar. Nossos alunos merecem uma educação fortalecida. Por isso vamos dar continuidade nos trabalhos para consolidar a qualidade do cardápio nos educandários do nosso município", pontuou Resin.

Última modificação em Sexta, 02 Março 2018 17:44